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Cíntia Bortotto

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Publicado em segunda-feira, 2 de janeiro de 2017 às 07:30 Histórico

A liderança situacional

Nas últimas semanas, falamos sobre delegar, e certamente este tema abre caminho para falarmos de liderança, que geralmente é uma questão situacional.

A liderança situacional, ou o líder que se adapta diante de certas situações, consiste da relação entre o estilo de quem lidera, a maturidade do liderado e a situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores.

O modelo de liderança define o comportamento da tarefa, sendo o líder encarregado de dirigir as pessoas, ditando suas funções e os objetivos a serem alcançados.

A liderança situacional mostra relação entre liderança, motivação e poder, em que o líder estará frequentemente avaliando seus colaboradores e alterando seu estilo de liderança, sendo ela dinâmica e flexível. A liderança situacional busca utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada.


Maturidade do subordinado

Pode ser definida como a vontade e a capacidade de uma pessoa assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento. Ela é classificada em quatro estágios de prontidão:

1 – Subordinados são novos na tarefa e não estão preparados nem possuem desejos de tomar decisões. Não têm competência para a realização da tarefa e, por isso, carecem de autoconfiança;

2 – Liderados já desenvolveram alguma experiência na execução da tarefa, mas ainda têm dificuldades. Geralmente estão motivados, mas necessitam de apoio;

3 – Subordinados já possuem elevados conhecimentos e experiência sobre a tarefa, mas sentem-se desmotivados para efetuar o que o líder lhe solicita;

4 – Liderados têm vastos conhecimentos sobre as tarefas, e estão altamente motivados para fazer o que lhe é solicitado.


Modos de liderança

A maneira de liderar pode ser dividida em quatro estilos, que vão ter relação com os níveis de maturidade dos subordinados:

A – Direção: a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa a ser executada, sendo o líder supervisor da tarefa até seu fim, direcionando o colaborador para elaborá-la até conquistar confiança;

B – Orientação: este estilo de liderança ocorre quando o colaborador necessita conhecer a tarefa e conquistar um estímulo para execução dela. O líder contribui apoiando a obtenção de novas ideias e disseminando conhecimento quando o colaborador necessite de ajuda.

C – Apoio: o líder se encarrega de estimular o colaborador para adquirir segurança e buscar o aprendizado, aumentando suas habilidades e conhecimento, dando mais respaldo para o colaborador executar suas tarefas. O líder presta apoio, porém supervisiona pouco.

D – Finalmente, a delegação: ela ocorre quando os colaboradores possuem maior autonomia e liberdade, tendo conhecimento e segurança com as tarefas. O líder mantém um contato com pouca supervisão e pouco apoio. Muitas vezes, o colaborador inclusive tem autoridade para decisões de mudanças ambientais de acordo com o nível hierárquico.

Conforme o perfil do colaborador, o líder deve lidar com cada situação encontrada na organização. A maturidade do colaborador faz o líder agir de modos diferentes conforme a necessidade. Aproveite as dicas para começar o ano novo com o pé direito em seu ambiente de trabalho.

Siga confiante e boa sorte!
 



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