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Etiqueta corporativa


Isis Borge
Gerente da Robert Half

03/01/2017 | 07:27


O que pode ser considerada etiqueta corporativa?

Etiqueta corporativa não tem relação com formalidade, e sim com ponderação e bom senso, seja ao se vestir, se comportar em uma reunião ou evento, fazer uso do e-mail e se comunicar com superiores, pares, clientes e fornecedores, entre outras atitudes no ambiente de trabalho. Ela deve ser um ponto de atenção para profissionais de todos os níveis hierárquicos da empresa.


Em quais situações devemos aplicar as regras de etiqueta corporativa?

A frase “a primeira impressão é a que fica” é totalmente aplicada na vida profissional, porém, o mais difícil é conseguir manter essa imagem ao longo dos anos. O primeiro ponto que é preciso ter em mente é entender qual o perfil da organização e da área de atuação em que se atua. Algumas empresas possuem regras mais rígidas, enquanto outras procuram ter um ambiente mais descontraído. Independentemente da sua área, é importante ter clareza ao se comunicar, e cuidado com a aparência, a vestimenta, os horários e o uso excessivo de celular e redes sociais, além de evitar ser negativo nos comentários ou fazer piadas desnecessárias.


O que a empresa deve fazer para mostrar aos seus funcionários que ela valoriza essa prática?

Uma das maneiras de propagar as regras corporativas é instruir os líderes da organização a inspirarem os colaboradores por meio do exemplo. Com o tempo, a tendência é de que as boas práticas sejam comuns entre os funcionários e ganhem cada vez mais adeptos. Quando todos os colaboradores começam a utilizá-las, independentemente da posição hierárquica, o clima organizacional tende a ser mais agradável e produtivo. No processo seletivo também é importante deixar claro ao candidato quais os valores e a cultura da empresa.


Como tornar as reuniões profissionais mais descontraídas e eficazes, sem perder a boa conduta?

A recomendação inicial é agir de maneira natural e atenciosa. É importante tentar memorizar os nomes das pessoas e ouvir com atenção as ideias de todos, além de ter cuidado para não parecer impositivo na forma de se comunicar. Em relação à postura e linguagem, as principais orientações são: sentar-se de maneira adequada e evitar o excesso de informalidade ou de intimidade com as pessoas; não usar o celular durante o encontro; ter a pauta da reunião em mãos; e fazer uma ata ao final para que todos fiquem cientes de suas atribuições. Lembre-se de que a reunião precisa ser o mais objetiva possível, por isso tenha foco e planeje o que irá falar.


É possível manter as regras de etiqueta nas redes sociais?

Sim. A credibilidade e a reputação das pessoas estão sempre à prova, e por essa razão a recomendação é ter cautela nas postagens. Por isso, antes de qualquer publicação pense, por exemplo, se você falaria isso na frente de desconhecidos. Ainda que o profissional não tenha os superiores na rede de contatos, é comum ter outros colegas de trabalho, ampliando as formas de monitoramento e transmissão de informação.  



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