Fechar
Publicidade

Questão de Emprego

Publicado em terça-feira, 10 de janeiro de 2017 às 07:02 Histórico

Atração e retenção de funcionários

1) Por que as empresas devem ter planos de retenção de funcionários?

Contratar bons profissionais não é uma tarefa fácil, mesmo quando há um alto número de pessoas disponíveis no mercado. Por isso, a partir do momento em que a organização encontra profissionais qualificados e com as características comportamentais desejadas, é importante se preocupar em buscar alternativas que satisfaçam esse colaborador. Em geral, profissionais motivados e satisfeitos com seu emprego tendem a gerar melhores resultados e, consequentemente, lucros à organização. Em relação a questões financeiras, é mais viável para a empresa manter um funcionário satisfeito do que direcionar recursos a sucessivos processos seletivos que, além de investimentos financeiros, demandam também tempo.


2) Quais medidas podem ser adotadas pelas empresas na retenção?

As principais estratégias estão relacionadas a benefícios não financeiros, como flexibilidade do horário e home office, porque a maioria dos profissionais tem priorizado a qualidade de vida. Mas os colaboradores também valorizam benefícios como oferta de programas de desenvolvimento profissional, oportunidade de crescimento na companhia, plano de saúde e aumento na remuneração.


3) Como as empresas podem atrair bons profissionais?

Profissionais qualificados tendem a se recolocar ou movimentar na carreira com certa facilidade, então é importante não perder oportunidades de atrair a atenção desses candidatos. Nesse contexto, é importante que o recrutador se mantenha atualizado em relação a salários e benefícios praticados no mercado por empresas do mesmo setor, além de oferecer os benefícios básicos e, se possível, alguns diferenciados, além de ter em mente motivos reais que fazem da empresa em questão um lugar especial para trabalhar. Oferecer uma remuneração acima da média do mercado ou do solicitado pelo candidato também faz com que ele se sinta valorizado.


4) Por que algumas empresas têm mais dificuldade para reter talentos?

Nem todas as empresas entendem a importância de ter colaboradores motivados ou acabam tendo essa percepção de maneira tardia, depois que perderam algum profissional qualificado. Há também companhias que, embora tenham o desejo de aplicar algumas estratégias, não têm condições financeiras de manter uma equipe ou pessoa que fique responsável por esse trabalho especializado, que engloba o alinhamento das expectativas dos colaboradores e o mapeamento do clima organizacional e da carga de trabalho, entre outros indicadores.

5) A contraproposta pode ser considerada uma forma de reter talentos?

Não. A contraproposta é apenas uma medida emergencial, não sendo uma boa opção para nenhum dos envolvidos. Em geral, as pessoas pedem demissão por questões que vão além da insatisfação financeira, como, por exemplo, ambiente de trabalho ou relacionamento com chefes e pares. Dessa forma, é preciso que empresas estejam atentas ao nível de satisfação dos seus colaboradores e que os profissionais procurem seus gestores diretos ou o departamento de RH quando algo os incomodar na organização. 



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC