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Questão de Emprego

Publicado em terça-feira, 17 de janeiro de 2017 às 07:13 Histórico

Profissão marketing e vendas

Por qual razão o mercado de marketing e vendas está em alta?

A área de marketing e vendas vem passando por grandes transformações. Em marketing, a imagem de ‘departamento que só gera gastos’ começa a dar espaço àquela que contribui de forma efetiva para os resultados financeiros da empresa. Já a área de vendas é vista como o principal ponto para o início da retomada dos negócios de uma companhia após um período mais desafiador.


Quais têm sido os cargos mais demandados em marketing e vendas?

Os principais cargos são os de key account (vendedor focado em clientes específicos), gerente de vendas, trade de marketing e consultor comercial.


Quais são as habilidades valorizadas nos profissionais de vendas e marketing?

Em vendas, o perfil hunter (caçador) é indispensável, assim como ter profundo conhecimento técnico, visão estratégica, excelente comunicação, inglês fluente e visão analítica. Além disso, é interessante que o profissional tenha habilidades e espírito desbravador para conquistar novos mercados. Apenas uma boa carteira de clientes não é mais o suficiente, pois as empresas desejam mais. Em marketing, é cada vez mais exigido que os profissionais sejam capazes de medir os resultados de suas ações (ROI), devendo ter conhecimento em ferramentas de mensuração e um perfil mais generalista, já que o acúmulo de funções tornou-se uma realidade nesse mercado. Conhecimentos em tecnologia também são muito bem-vistos pelos recrutadores.


Quais os segmentos de mercado que mais contratam profissionais em marketing e vendas?

Temos visto oportunidades interessantes em setores que, historicamente, são um pouco mais resistentes a crises, como agronegócio e de alimentos, que não apresentam achatamento salarial e há espaço para negociações salariais. Também existem boas oportunidades na área de equipamentos médicos, principalmente no departamento comercial, com chances de oferta de pacotes competitivos de remuneração. Outros setores de destaque são tecnologia, de serviços, farmacêutico e de bens de consumo.


Quais são os cuidados para não desestimular os colaboradores diante da exigência do cumprimento de metas em vendas?

É recomendado que a empresa comprove, por meio de um histórico de resultados ou de outros dados pertinentes, que as metas propostas são possíveis. Além disso, um sistema de meritocracia ou oferta de carro para o desenvolvimento das atividades também pode servir como estímulo para os profissionais. 



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