Fechar
Publicidade

Diarinho

Publicado em domingo, 12 de fevereiro de 2017 às 07:00 Histórico

Esportes com muitas rodinhas

Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Rampas, asfalto, pistas. É assim que muita gente se diverte sobre rodinhas. Skate e patins são sinônimos de diversão e aventura, além de serem esportes que exigem muito equilíbrio e coordenação.

Com 7 anos, Miguel Camargo Andrade Leal, domina a pista do Parque da Juventude de São Bernardo. A paixão pelo esporte radical começou aos 5. “Aprendi com meu pai a andar e começou como diversão. Aos poucos fui me desafiando mais e comecei a andar em parques como este (Parque da Juventude), no Museu do Ipiranga (São Paulo) e na ladeira do Best Shopping (rua lateral ao antigo shopping da cidade).”

Ele participa de campeonatos e coleciona troféus e medalhas, como no Campeonato Overmeeting, em Brasília, de 2015. Miguel conquistou o primeiro lugar na categoria mirim DHS. “No começo não é fácil fazer manobras e mesmo se equilibrar. Já cai bastante. É preciso ter agilidade com os pés e não ter medo de altura”, aconselha o menino, que inspirou a irmã Fabiana, 11. “Não foi tão difícil começar porque já adorava andar de patins, que também necessita de equilíbrio. Foi quando pedi aos meus pais que comprassem um skate.” A dupla tem uma minirrampa em casa.

A garota também participa de competições. Entre suas conquistas está o Circuito DHS Intime, no ano passado, quando ficou com o terceiro lugar na categoria Longboard Feminino. Os irmãos nunca se esquecem da regra básica: utilizar equipamentos de segurança, como capacete e joelheiras.

Outra dica para evitar acidentes é praticar em espaços que não tenham “cantos vivos”, barras ou algo que proporcione maior risco de colisão. Ter um adulto por perto também ajuda.

É tomando todos esses cuidados e com o objetivo de se divertir que as primas Lara Baptista Branco, 9, e Ana Clara Machado, 8, ambas de Santo André, não dispensam os patins. As duas aprenderam a andar no chamado in line, mas preferem o modelo mais tradicional. “Tinha 7 anos quando ganhei o primeiro. Agora já consigo andar de costas, fazer giros, dançar e dar pequenos pulos. O importante é aprender a cair, não tem jeito”, conta Lara.

A dupla adora andar no condomínio, em pistas de patinação da região e até mesmo dentro de casa. Quando estão em espaços públicos, as meninas ficam atentas: “Muito cuidado para não esbarrar nas pessoas”, diz Ana Clara. O fato de fazerem atividades como dança, balé e sapateado ajuda na hora de se divertir sobre as rodinhas.

Atividades físicas regulares ajudam a melhorar a saúde

Movimentar o corpo é um bem para nossa saúde. Quando se fala em esportes, os resultados são ainda melhores, já que ajudam no desenvolvimento da autonomia, melhoram a autoconfiança e a condição física, além de permitirem que os praticantes aprendam a respeitar os próprios limites. A atividade ajuda pode ampliar o círculo social (fazer novos amigos) e desenvolver habilidades físicas, além de auxiliar na percepção espaço-temporal.

Não há contraindicação para se exercitar todos os dias, desde que seja por livre vontade e que não haja qualquer problema médico. A prática não pode comprometer itens importantes, como estudos, sono e relações familiares.

Antes de brincar ou praticar exercícios é importante se alimentar para ter energia. Beber água é fundamental para se manter hidratado, tanto durante como depois. Após a atividade, lanches com iogurtes, queijo branco, frutas e leite também ajudam o corpo.

RADICALIZANDO GERAL

AS TARTARUGAS NINJA. Os irmãos heróis, principalmente Michelangelo, costumam andar de skate pelo esgoto de Nova York

ROCKET POWER. Twister, Sam e os irmãos Otto e Reggie passam os dias entre sessões de patins, surfe e outros esportes

TONY HAWK’S PRO SKATER. A popular série dos games traz alguns dos melhores skatistas do mundo prontos para manobras

Consultoria de Rogério Toto, coordenador do curso de Educação Física da Universidade Metodista de São Paulo.



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC