Fechar
Publicidade

Memória

Publicado em domingo, 19 de fevereiro de 2017 às 07:00 Histórico

Os móveis dos Setti. Os móveis dos Pelosini. E a primeira cooperativa

 Memória retoma a série sobre a Rua Marechal Deodoro. Acolhe o relato do Dr. Nevino Antonio Rocco, que hoje fala da indústria quase artesanal da via. Amanhã damos uma pausa no relato. Afinal, entramos na semana do Carnaval e há 30 anos, desde que começou, Memória se preocupa em sistematizar fotos e informações sobre a folia de Momo entre nós.

Naquele tempo havia as tais ''passarelas do samba'' - se hoje as passarelas estão apagadas, a Memória trata de revitalizá-las. E logo depois do Carnaval, novas histórias deste duo tão nosso de São Bernardo, Dr. Nevino e Clarivalde Versolatto.

 

 

Toras de imbuia

Texto: Nevino Antonio Rocco

 

Meu irmão trabalhou nas fábricas de móveis de Amadeu Rocco, na esquina da Rua Olavo Gonçalves com a Sete de Setembro, e de José Pelosini, ao lado do Estádio Italo Setti.

Meu pai trabalhou na fábrica de Móveis de Italo Setti, que o patrão (ele, Italo Setti), transferiu aos empregados com o nome de Fábrica de Móveis São Bernardo, formando a primeira cooperativa, espaço atual das Lojas Americanas. Conheci a quase todos e todos me conheciam como o "filho do Rocco", próprio da Vila...

Onde hoje temos a loja Santa Vitória, funcionava a Fábrica de Móveis de Agostinho, sucedido pelo filho, Narciso Pelosini, denominada Indústrias Pelosini S/A. Constava ser a mais equipada e fabricava até os laminados de madeira então utilizados na folheação dos móveis por toda a indústria moveleira.

Ao que se comentava, as toras de imbuia eram cozinhadas para a extração das lâminas. Lembro do caminhão, com rodas maciças (uma lâmina de borracha sobre o ferro, nada de ar), que as transportava.

 

Rio Grande da Serra

Na reunião preparatória ao 14º Congresso de História do Grande ABC, a presença de Priscila Xavier. Ela falou sobre a Rede Paulista de Educação Patrimonial (Repep).

O que é a Repep? É um coletivo de profissionais das mais variadas áreas de atuação e de diferentes instituições: educadores, pesquisadores, arquitetos, historiadores, alunos de graduação e pós-graduação.

Qual a ideia? Compartilhar ideais, ações, projetos, dúvidas e inquietações, tudo voltado à proteção e valorização da memória coletiva e do patrimônio cultural.

Acessem o site: http://repep.fflch.usp.br/

 

Diário há 30 anos
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 1987 - ano 29, edição 6371

MANCHETE - Governo já admite pedir moratória.

DIADEMA - Lixo retorna para areado Alvarenga, em São Bernardo.

 

Em 19 de fevereiro...
1913 - Irregularidades na eleição da diretoria do Tiro Brasileiro 34, com sede em São Bernardo, hoje Santo André. Eleito, em substituição, o seguinte conselho para 2017: presidente, senador Flaquer; vice, Alfredo Flaquer Sobrinho; tesoureiro, Armando Leal Pamplona; diretor do tiro, dr. Edgard Garcia Vieira; sub-diretor, José Luiz Flaquer Junior; secretário, capitão Francisco de Almeida Garret.

Vogais: Nicolau Antonio Arnoni, tenente Luiz Lobo Junior, Paulino de Lima, José Mariano Garcia Júnior e Benedicto do Amaral.

Comissão de contas: Antonio (Tonico) Flaquer e Benedicto Ferreira de Lima.

A guerra. Do noticiário do Estadão: o presidente Wilson, dos Estados Unidos, pede poderes extraordinários ao Congresso.

1972 - Brasil inaugura oficialmente a TV a cores. As primeiras imagens são geradas em Caxias do Sul (RS), com a sua Festa do Vinho.

 

Santos do Dia
Álvaro de Córdova

Conrado de Piacenza (+ Itália 1351)

Gabino

 

Municípios Paulistas
Celebram seus aniversários hoje: Osasco (elevado a município em 1962), Severínia, Taboão da Serra e Tapiraí.

 

Municípios Brasileiros

Em Sergipe, Porto da Folha.

No Rio Grande do Sul, Rio Grande.

Em Santa Catarina, Tangará.



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC