Fechar
Publicidade

Questão de Emprego

Publicado em terça-feira, 28 de fevereiro de 2017 às 07:18 Histórico

Sucesso profissional

O que é ter sucesso profissional?

O conceito de sucesso varia de indivíduo para indivíduo. A maioria das pessoas associa o sucesso profissional apenas a um bom cargo ou salário alto. Ao priorizar a promoção, os profissionais permanecem pouco tempo nas empresas ou cargos, pulando importantes etapas da formação. Há algumas habilidades que são desenvolvidas somente com o passar do tempo, como o conhecimento em gestão de conflitos nas organizações. O ideal é que o profissional procure por uma oportunidade que concilie benefícios financeiros à vida pessoal e preze pela qualidade de vida. Além disso, o sucesso profissional está relacionado ao objetivo traçado por cada pessoa para a carreira. Ter apenas um bom salário, geralmente, não garante satisfação em longo prazo, por isso identifique quais são suas prioridades.

O que podemos fazer para alcançá-lo?

Raramente o sucesso ocorre por acaso ou acidentalmente, mas também não existe uma receita pronta para alcançá-lo. O caminho mais natural para se atingir o sucesso profissional é ter um planejamento de carreira, claro e realista, com os objetivos e as etapas necessários para atingir cada um deles. Ainda que pareça um processo trabalhoso e cansativo, é necessário ter foco, disciplina e esforço para garantir tais resultados.

Como posso traçar um plano de carreira?

Comece identificando seus objetivos, aonde quer chegar no curto, médio e longo prazos, e quais estratégias para alcançá-los. Nesse momento, entenda se realmente está disposto a enfrentar todos os desafios que surgirão pelo caminho. Outra orientação é mapear as habilidades que possui, as que precisa desenvolver, os recursos necessários para esse aprimoramento e uma data limite para atingir essa meta. Por exemplo, um cargo de diretor ou gerente pode parecer atraente pelas vantagens financeiras e de benefícios, mas é importante avaliar se, no conjunto, suas habilidades técnicas e comportamentais estão alinhadas ao cargo pretendido.

O que fazer para se destacar no trabalho?

Algumas pessoas confundem bom relacionamento com os colegas da empresa com ser um bom profissional. Embora manter boas relações interpessoais seja parte importante para uma trajetória de destaque na companhia, ela não é o suficiente. Veja se você está entregando os resultados esperados e peça feedbacks frequentes ao seu gestor. Ser relevante é ter algo para oferecer: conhecimento, capacidade analítica, rapidez de resposta – algo que faça as pessoas se lembrarem de seu nome.

É preciso trabalhar em uma multinacional conhecida ou em uma empresa de grande porte para ser feliz no trabalho?

Não necessariamente. Toda oportunidade oferece pró e contra. Por exemplo, ter o nome de uma empresa de grande porte no currículo abre portas e traz experiências e conhecimentos importantes. Mas, muitas vezes, estruturas bem definidas e segmentadas tendem a dificultar a transição do profissional entre as diferentes áreas, criando uma barreira ao novo. Em uma empresa menor, o profissional costuma circular mais entre outras áreas e até mesmo estar mais próximos dos altos executivos. Em resumo, cada tipo de empresa traz uma experiência diferente, então, avalie o que você deseja para o seu atual momento da carreira e entenda qual a importância dos diferentes portes das empresas para a sua formação. 



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC