Fechar
Publicidade

Memória

Publicado em sexta-feira, 10 de março de 2017 às 07:00 Histórico

Arte. Santo André também faz arte

 “Durante todos estes anos o Salão de Arte Contemporânea tem cumprido seu papel cultural que é o de incentivar e divulgar novos talentos.”

Cf. Gabriel Bianchi, abril de 1994.

 

Nota – Gabriel fez carreira na Prefeitura de Santo André. Atuou, basicamente, na Cultura. Hoje, aposentado, talvez seja a pessoa que mais curtiu e mais entende dos salões já realizados. A cidade deve a ele uma medalha, um aperto de mão, um muito obrigado.

 

Os catálogos dos Salões de Arte Contemporânea de Santo André apaixonam. Vão-se as exposições, ficam os documentos com essas capas maravilhosas. As publicadas hoje, e na quarta-feira, foram as que chegaram à Memória. A coleção completa pode e deve ser mostrada. Fica a sugestão. E a esperança.

Abril se aproxima. O mês do aniversário oficial de Santo André. Que venha o 45º Salão Luiz Sacilotto.

Santo André produz de tudo. Em especial, produz arte. E da boa. Sem solução de continuidade, não importa quem esteja de plantão no poder.

 

Ladrilhos históricos

 

Avenir Govato pisou esses ladrilhos ainda menino: os ladrilhos da capelinha Santo Antonio, no bairro dos Casa. O piso está lá, já gasto, fora de catálogo, mas histórico, percorrido por várias gerações.

Quando a capela foi reconstruída, na década de 1920 – pois a primeira, de 1900, desabou –, a nova capela era suficiente para receber a todos do bairro e redondezas. Depois a população cresceu e uma nova dependência foi construída, como um puxadinho. Tanto que os ladrinhos são os da parte mais antiga.

Agora é pensar uma forma de, no restauro da capela, completar o piso segundo a orientação técnica municipal.

Reabertura da capela Santo Antonio do bairro dos Casa

 

Quando: amanhã, sábado, dia 11, às 17h.

Endereço: Estrada dos Casa, na bifurcação com Rua Leonardo Martins Neto.

Parte religiosa: missa presidida por dom Pedro Cipollini.

Parte recreativa: quermesse fora da hora

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 10 de março de 1987 – ano 29, edição 6386

Manchete – Prejuízos nos portos já chegam a US$ 20 milhões

Trólebus – Realizada a viagem experimental no trecho de três quilômetros da Avenida Faria Lima, em São Bernardo, do sistema trólebus. O governador Franco Montoro esteve presente.

O primeiro trecho da rede metropolitana, ligando os terminais Ferrazópolis e Diadema, começa a funcionar em julho, segundo o presidente da Companhia do Metrô, Walter Nory.

 

Em 10 de março de...

1917 – Spencer Vampré, advogado do Banco Comercial Franco-Brasileiro no caso da falência da Cia. São Bernardo Fabril, do Distrito de Santo André, volta à carga e contesta o artigo do dia anterior do advogado Carlos de Campos, publicado na Seção Livre do Estadão.

No mesmo espaço, Vampré cita, além de Carlos de Campos, seu irmão Sylvio e Eurico Sodré, presidente da falida.

“Neste debate está em jogo a liquidação de uma companhia cujo passivo sobe a 3.107.999$284 e na qual os credores estão sob a ameaça de grandes perdas", declara Vampré.

Tempo do conto de réis. E de um debate jurídico que se prolongaria. Verdadeira peça histórico-jurídica para se entender os meandros daquele ano de 1917 envolvendo uma empresa (parada) de Santo André.

A guerra. Do noticiário do Estadão: o avanço dos ingleses na Mesopotâmia e dos franceses na Champagne.

 

Santos do Dia

Dinis

Crescêncio

Simplício

 

Hoje

Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo

Dia do Conservador

Dia do Telefone

Dia do Visagista

Dia do Sogro

 

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de Campos Novos Paulista, Eldorado, Ituverava, Monte Aprazível e Patrocínio Paulista.

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 10 de março:

No Rio de Janeiro, Barra do Piraí.

Em Minas Gerais, Belmiro Braga, Riacho dos Machados e Tumiritinga.

No Piauí, Capitão de Campos e Luzilândia.

No Pará, Salvaterra.

No Rio Grande do Note, Taipu.

Fonte: IBGE.



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC